Páginas

quarta-feira, 10 de junho de 2009

PEJ

Visto que o artigo não foi publicado no jornal da escola, publico-o aqui para difundir o espírito PEJista.

_____________

"O PEJ é uma família. Nós (André Alguém, Bruno Matafome, Cátia Salgueiro, Eduarda Pereira, João Heitor, Marta Heitor, Nelson Bugalho e Susana Salgueiro), fomos os sortudos em conhecê-la.

No dia 8 de Maio de 2009 partimos para o Porto para aquela que seria uma viagem revolucionadora na nossa maneira de estar com os outros e de trabalhar. Em 3 dias criámos laços de amizade, trabalhámos (muito) e, a cima de tudo, divertimo-nos num ambiente onde o factor “competição” é um pequeno à parte. “O objectivo no PEJ não é ganhar, é participar.” – disse-nos logo de ínico o nosso chair Francisco. Nós não lhe prestamos atenção. Era claro que todos queriam ganhar. Mas não podiamos estar mais enganados.

Entre jogos que envolviam os 48 delegados mais os 8 chairs e escapadelas nocturnas para festas secretas nos quartos da pousada da juventude (com a adrenalina de fugir ao guarda nocturno), conhece-mos pessoas dos mais variados locais e com as mais distintas origens e nacionalidades. Embora tivessemos de trabalhar até tarde e estivéssemos mesmo muito cansados (nada que umas boas doses de café nao resolvessem), o espírito de equipa ajudava-nos a continuar a pesquisar e discutir temas sem que o sono se fizesse sentir.

Disfrutamos da aldeia portuguesa, que consiste num jantar onde cada cidade levava a sua comida tradicional – e as nossas tigeladas fizeram furor – e depois foi altura do Euroconcerto. Esta era a parte para relaxar. O nosso espectáculo chamava-se “Medley Abrantino” e tinha dois pianistas, uma declamadora de poemas e vários vocalistas. Com muito improviso (aliás, total improviso) seguimos uma ordem progressiva de músicas, ou seja, da mais calma para aquela com mais batida. Iniciámos com uma declamação de poemas, depois Coldplay, The White Stipes e por fim, Queen.

Para além de tudo isto, tivemos os debates, claro. Esta é a fase mais importante onde cada delegação mostra o quão boa é a defender a sua moção e a contra argumentar as restantes delegações. O debate é extritamente formalmente e discutem-se os mais variados temas, tendo sido o nosso a relação entre a União Europeia e Mugabe (presidente do Zimbabwe). Argumentamos vivamente em defesa das boas moções e provamos outras pouco viáveis. No final, não ganhámos um lugar na sessão internacional, mas ganhámos uma experiência incalculavelmente enriquecedora e única que faz de nós um PEJistas para a vida.

Perder não significa que o sonho acabou. Agora estamos ligados a este projecto e podemos entrar novamente como organizadores, ajudantes, chairs e, quem sabe, mais tarde, um de nós como presidente.

Temos de agradecer não só aos professores que nos apoiaram na participação neste projecto como também a quem o organizou e tornou esta experiência possível. Também é importante mencionar o Chicão, o nosso chair que nos “aturou” durante os três dias e que alinhou nas nossas brincadeiras.

Chico, “je vais e je volte”."

5 comentários:

  1. há um erro, "disfrutamos", e vários pretéritos perfeitos que deviam ter acento.
    de resto tudo bem.

    ResponderEliminar
  2. Maria Eduarda, a 1 mês atras eu estava ai em portugal longe de todos os meus amigos e familiares, sozinho e perdido em meus pensamentos e nos desejos de meu coraçao. E sempre escultei varias pessoas falando a respeito de varios caminhos que conduziam a felicidade ou a Deus. E me observava em uma confusao tamanha sem saber qual era a verdade. Viemos do macaco? Viemos de Deus? Viemos da agua? De onde veio a agua? De uma explosao? Sera que as pessoas me amam ou estao interessadas em se aproveitarem de mim?
    E eu vivia estudando as pessoas e suas intencoes e vivia para mim em volta do EU e dos mundos que eu mesmo formulava para fugir do que eu via e do real.
    Entao eu resolvir acabar com a minhas duvidas e comecei a ler a biblia de forma racional e tudo o que olhava eram historias, mas depois fui entendendo a lógica do que estava escrito se comparado com as nossas vidas e com o que vemos. Em tudo se procura uma explicacao cientifica e logica, tipo: por que as pessoas nascem doentes? de onde vem tantas doencas? Como tu mesmo se questiona e eu me questionava. Porque tanta maldade no mundo? A filosofia diz que nós nascemos como um papel em branco onde mediante as nossas experiencias vamos formulando o que somos. A questao é: de onde procedem as nossas experiencias ? Sera que nos tornamos viciados em drogas porque nos drogaram ou porque nós quizemos experimentar algo novo em nossas vidas? Eu contrair uma SIDA porque tomei o sexo como uma diversao ou simplesmente porque não tive sorte e me entreguei a pessoa errada? Nossa vida é regida pelas decisoes que tomamos. Deus nos deu livre-arbítrio desde quando o homem (adao e eva) tomaram a decisao de desobedecer a Deus e acharam que poderiam viver sem ELE.

    Sem saber o que existe apos a morte nos entregamos a vida enquanto podemso dela usurfluir, pois depois que a juventude se acabar e a velhice chegar eu poderei ficar com remorso e com uma conciencia pesada de quem não aproveitou a vida. Mas se sabermos que temos uma eternidade pela frente e que eu posso ser feliz nesta vida sem precisar dos prazeres que levam a maldade, que levam ao suicidio, a overdose, a prostituicao, ai sim encontro a paz que muitos almeijam.

    Sabe talvez voce deve conhecer alguem que possuia o perfil de tudo isso que eu te disse e que mediante a decisao que tomaram acabaram em suicidio ou em uma vida transformada, talvez alguem proximo de voce que voce conheca.

    ResponderEliminar
  3. Que caminho seguir? Qual é a verdade? Todos buscam modos de não deixar a pele envelhecer com cosmeticos e mais cosmeticos, ninguem quer morrer. Qual é a formula da vida?

    Jesus disse: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguem vai a Deus se não for por mim (joao 14:6)

    Ele não disse assim: Eu sou um dos caminhos, uma das verdades e uns dos meios de se chegar ate Deus.

    ainda existem pessoas que dizem que todos os caminhos levam a Deus, levam a felicidade e vemos pessoas (homens bonbas) a suicidarem-se. Mas em troco de que?

    E Jesus disse: conheca a verdade e a verdade vos libertará (Joao 8:32)

    a verdade me libertará de que?

    Sera que se sou um viciado em drogas eu não sou escravo das drogas?
    Sera que se eu não sou um viciado em sexo eu não sou escravo do prazer?

    Jesus continuou: Em Verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado. ( Joao 8:34)

    mas porque estou perdendo o meu tempo escrevendo isto? Para provar que eu estou certo e tu errada? Para mostrar que eu sou mais esperto do que tu? Acho que não. Quando compramos uma roupa nova, queremos mostra-la aos amigos. Quando viajamos sozinhos, não tem muita graca. tiramos fotos para mostrar-mos aos outros, pois ficarmos olhando para elas sozinho não tem muita graca. Quando descobrimos algo novo e bom queremos compartilhar. Ou será que o que tu escreves seria valioso se tu guarda-se só para ti?

    O nosso coracao é enganoso e mudamos de opniao constanteme, a 5 meses atras eu pensava erroneamente ate buscar a verdade, e descobrir que existe uma vida apos a morte e que temos direito a essa vida se crermos que Deus nos concede ela por meio do seu Filho Jesus Cristo.

    Sabe eu não posso falar daquilo que não conheco? Por isso passei a ler a biblia para ate ver se o que falavam a respeito dela era ou não verdade.

    Muito obrigado por tuas palavras Maria Eduada

    ResponderEliminar
  4. religiao


    26 Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã.
    27 A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo. ( tiago 1:26-27)

    a religiao verdadeira é se guardar-se da corrupcao do mundo


    "Sabendo que, se o nosso coração nos condena, maior é Deus do que o nosso coração, e conhece todas as coisas." (I João 3:20)

    Deus conhece nosso coracao.

    desculpe me chamo Paulo Roberto

    ResponderEliminar
  5. saiba que Jesus ama a ti e a mim.

    sucesso amada

    ResponderEliminar