Páginas

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Lisboa, a capital. Quer dizer, o país inteiro.

        Faz-me uma confusão tremenda que em termos de cultura, o país seja só Lisboa. Se quiser ver um concerto de grandes bandas, por exemplo, só em Lisboa (ou, ocasionalmente, no Porto). Há continente para além da capital.
        Não há sequer grandes recintos para espectáculos noutras cidades que não as supramencionadas. E depois ainda há espanto perante a contínua migração para o litoral, nomeadamente para perto de Lisboa.

        Há uns meses andei a pesquisar sobre voluntariado visto que estava interessada em ajudar em qualquer coisa e no entanto, acedendo ao site, as procuras limitam-se à região da capital. As actividades - que vão desde distribuir comida e roupa a recolher alimentos - desenrolam-se maioritariamente em Lisboa e, raramente, no Porto. É bem. Folgo em saber que só ali se precisa de ajuda.

        O que não compreendo é como não se aposta em Coimbra, cidade com imensos estudantes - malta nova, portanto - e certamente faria render o investimento de concertos e espectáculos nesta zona. Era isso e trazer um starbucks para aqui. E uma mega store da Apple. E uma loja da MAC. E fazerem o raio do metro.

8 comentários:

  1. Dicas: TAGV e CAE
    Em Montemor-o-Velho também acontece imensa cultura. Basta procurar..

    ResponderEliminar
  2. Sim, o TAGV é muuuito bom :)
    E montemor-o-velho conheci, curiosamente, quando lá fui actuar com uma peça de teatro.

    Mas quando falo da restrição da cultura, falo de grandes nomes, de grandes estreias, de grandes concertos. Refiro-me à grandeza comercial e não de qualidade. Por exemplo, é imaginável ver Muse aqui em Coimbra? Não, em altura alguma. As grandes antestreias de cinema também são todas em Lx ou no Porto. Grandes nomes comerciais não irão a lado nenhum que sejam aquelas duas terras :|

    ResponderEliminar
  3. se tu fores à polícia lá ao pé do jardim da manga dão-te um monte de informação sobre voluntariado cá em coimbra. até cenas para o hospital pediátrico têm. tens é que ser maior de idade :)

    ResponderEliminar
  4. A sério?? :O Tenho de ir ver disso :) Obrigada pela informação Luna!

    ResponderEliminar
  5. Maria Eduarda, em Coimbra tem imensas opções de campanhas de voluntariado. É verdade que em Lisboa existem muito mais coisas mas também a população e consequentemente as pessoas que delas necessitam são em maior quantidade. Talvez procurando nos sites gerais como o que referiu não encontre estas acções de voluntariado menos famosas mas não por isso menos altruistas e valiosas. Por exemplo: http://www.cumn.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=13&Itemid=12. Dirija-se até lá e ficará a conhecer outras acções de voluntariado onde ficarão seguramente muito contentes de a receber e encaminhar.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  6. O site que sugeriste é ligado à religião. Sou ateia pelo que não acredito na ajuda ligada à ideia de Deus. Ajudo porque quero e não porque vou ser beneficiada com um lugar cativo no paraíso.
    Ainda assim, uma óptima sugestão para os interessados :) eu vou seguir a sugestão da Luna e dirigir-me ao local indicado para recolher a informação que quero ;)

    ResponderEliminar
  7. Starbucks, Apple, Hard Rock Cafe.
    in Coimbra! I'm lovin'it <3

    ResponderEliminar