Páginas

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

A humilhação da SIC


Isto é o pior momento da SIC de que tenho memória. Num programa chamado Gosto Disto alguém decide ridicularizar o Kiko. Para quem não o conhece é um youtuber e este é o canal dele. Ele é extravagante, irónico e chego a considerá-lo uma Lady Gaga em português por se estar a borrifar para a opinião dos outros.

Não sou fã do moço mas achei lamentável a atitude dos guionistas do programa assim como do César Mourão por ter aceite tecer comentários homofóbicos e insultuosos. O rapaz poderia muito bem ter processado o canal - não o fez porque a SIC o contactou a até lhe ofereceu um progama para que o assunto morresse ali. O kiko, que tem cabeça, recusou.
Sinceramente faz-me confusão que um canal de televisão, em pleno horário nobre, tenha o desplante de difamar alguém assim, de alimentar estereótipos, de não respeitar a diferença, de, sobretudo, optar por um "humor" brejeiro para ter audiências.

O Kiko pode ser gay, pode ser "bicha", pode ser tudo o que quiserem. Mas é uma pessoa e não faz mal a ninguém. Ele não obriga ninguém a ser gay, não viola ninguém nem sequer ameaça ninguém para os levar a ver os vídeos dele. Só os vê quem quer. E é por isto que ninguém tem o direito de dizer em televisão que a ideia acertada era ele nem filmar.

Há muita gente diferente. Gente demasiado magra, gente demasiado gorda, introvertidos, extrovertidos, conservadores, exuberantes, sérios, destrambelhados, gays, heterossexuais, e todos merecem precisamente o mesmo respeito. Se o sujeito não é mal educado, rude, agressivo e toda uma gama de características negativas qual é o objectivo de o humilhar em praça publica?
A taxa de suicídio na adolescência é cada vez maior, há progressivamente mais exclusão por não se encaixar em rótulos tidos como aceitáveis e a SIC acha que a atitude a tomar é incentivar este tipo de comportamentos. Não sei se é prova de perfeita anormalidade por se lidar com o tema desta forma, se é pura estupidez por nem se entender o registo irónico do rapaz.

Já revi o vídeo e é, sem dúvida, um dos momentos mais infelizes do canal. Quando o César Mourão se refere aos youtubers como "pessoa que tentam por palavras numa frase" esqueceu-se da qualidade do guião que lhe deram. Depois, convém relembrar que o Kiko tem sucesso na internet - seja ele motivado pela possível existência de fãs ou de que só quer gozar - e que quem vê os vídeos fá-lo de livre vontade. Já o programazeco, para quem só tiver quatro canais, é uma imposição para quem não tiver melhor com que ocupar o tempo. Acho ainda pertinente mencionar que se a televisão tivesse o que quer que fosse de interessante para apresentar aos espectadores não tinha de recorrer a vídeos da internet para fazer programas.

Além do mais, um youtuber não pode usar clips da televisão porque viola uma série de direitos. Mas o contrário já pode acontecer. Uma coisa é usar esses vídeos da internet para difundir novos talentos musicais, humoristicos, etc etc etc. Outra, totalmente diferente, é violar os direitos de imagem e afins para difamação.
Por último faço referência a um textozinho que a equipa do Gosto Disto pôs no seu facebook, em que dizia que ninguém pode ter noção das benesses que o Kiko tinha tido por ter tido uma exposição tão grande. Ora, será possível alguém retirar algo de positivo depois de uma humilhação pública?
Se isto não fosse mau o suficiente, o texto terminava (porque foi apagado quando as coisas tomaram proporções gigantescas) com "bom regresso às aulas". Uma atitude adulta, portanto.

Só posso concluir que a qualidade da programação da SIC está ao nível da cultura geral da Cátia da casa dos segredos.

7 comentários:

  1. Confesso que gosto da SIC, mas ainda não vi esse tal programa "Gosto Disto". Portanto, não conheço os vídeos que por lá passam nem os comentários tecidos. Contudo, percebi que este texto que escreveste foi sentido, que te sentes revoltada por tal situação. Gostei muito do que escreveste e concordo. Se uma pessoa não se encaixar no estereótipo, já é olhada de lado, gozada e muitas vezes humilhada. E é por isto e muito mais que, como referiste muitíssimo bem, a taxa de suicídio na adolescência tem aumentado. A televisão e a internet são muito úteis, fazem companhia e tal, mas também tem coisas muito deprimentes.

    ResponderEliminar
  2. Eu nem sabia da existência do moço. Mas vindo de onde vem não me espanta.

    ResponderEliminar
  3. @ Miss S: Sim, o texto foi sentido. Se há coisa que me tira do sério é a intolerância, a homofobia, a falta de respeito. Sim, o miúdo leva tudo ao limite mesmo para desafiar barreiras mas isso não o torna um alvo a abater em televisão. Merecia respeito. Enquanto se promoverem corpos perfeitamente esculpidos e um aspecto e comportamentos padrão, a nossa sociedade vai ter sempre a mesma mente tacanha.

    @Jedi: O kiko, o Nurb, o Estuca, o Sakê, o RicardoEsteves, ..., são nomes conhecidos no mundo do youtube. São youtubers portugueses com "carreira", com fãs, com muitos seguidores e apoio. Se fossem estrangeiros seriam pagos para fazer o que fazem. Infelizmente o Youtube Português ainda não tem programas de parceria que recompense o talento que há naquele site.
    E não consigo achar a mínima lógica na atitude da SIC por humilharem um rapaz menor por ser gay. Vergonhoso por parte do canal.

    ResponderEliminar
  4. Estás a brincar? o César é o melhor actor de humor de sempre, GRANDE CÉSAR É O MAIOR. FORÇA AÍ CÉSAR MOURÃO, CHORO DE RIR COM AS TUAS CENAS.

    ResponderEliminar
  5. já estava na hora de reconheceram o talento do César, aqueles bocadinhos que ele fazia nos programas da manhã, não chegavam para nada, estou contigo César Mourão és o melhor de sempre, mereces um programa teu. Parabéns, do melhor que há na sic é o gosto disto.

    ResponderEliminar
  6. Não pus o talento do césar em questão em ponto algum no meu texto. É um óptimo humorista nos pequenos sketchs que tem em alguns programas e nos espectáculos ao vivo que faz.
    Mas não vejo qualquer tipo de talento quando assisto ao excerto do programa que publiquei neste post.

    ResponderEliminar
  7. eu por acaso vi este caso com um outsider, não levei a peito. a verdade é que se utilizassem um vídeo meu nesse programa a falarem mal, eu poderia-me sentir ofendido, mas nada mais, quem faz videos a gozar com os outros não se pode queixar de provar o seu próprio veneno. o pedido de desculpas completamente infeliz, pedir desculpas a quem? apenas pediram desculpas pois ele tem imensas miudas que adoram estar na moda e querem ter amigos gays. se fosse outro youtuber menos conhecido não teria havido este show todo

    ResponderEliminar