Páginas

domingo, 22 de janeiro de 2012

Mural das lamentações

         A degradação do Facebook está a progredir a uma velocidade estonteante. Primeiro acabou com a quantidade absurda de mensagens que se recebiam no telemóvel no dia de aniversário. Depois, arruinou relações e amizades. Agora, destrói a paciência da maioria dos faceookianos.

        Aceder àquela rede social é sempre uma aventura porque nunca sabemos o número de publicações a lamentar um amor perdido, um amigo que presta, uma amiga que é uma cabra ou até como uma entidade divina condenou a pessoa X a uma vida miserável.

       Fugiu tudo do Hi5 porque aquilo se tornou numa pimbalhada inigualável e agora o Facebook foi pelo mesmo caminho. Passo a mencionar alguns exemplos daquilo que levou a criação do Mark Zuckerberg para a fossa:

     1) Publicações sobre histórias cujas personagens são o Amor, a Amizade, a Inveja e coisas que tais. Mau mau mau. Se alguém quisesse saber disso estava, neste momento, a ter aulas de catequese ou coisa que o valha!

     2) Frases dedicadas à/ao ex e como ela/ele é um perfeito anormal que agora vai sofrer a vida toda, ser forever alone, e nós vamos ser superiores e bem sucedidos. Este caso é ainda pior que o primeiro. Se levaram com os pés, sigam para a frente, esqueçam e não se humilhem dessa maneira. Se deram com os pés, para quê pisar ainda mais? Já chega. Não há necessidade de se ser tão mesquinho e eu não tenho de levar com esses assuntos na minha página inicial. Resolvam isso em privado.

     3) Lamentações por se continuar solteiro (mesmo que venham de miúdas com 14 ou 15 anos que acham que já deviam andar de aliança no dedo). Saiam do Facebook, socializem e vêm que eventualmente, se quiserem, arranjam companhia. Ou tomem banho. Também pode ser esse o problema.

     4) Ressabiamentos sobre assuntos que ninguém entende quais são pois são expressos através de conversas sem nexo. Coisas como "meteste-te com a pessoa errada" ou "farta de pessoas sem imaginação que só copiam os outros e os roubam" não são as mais indicadas para se expor assim ao mundo. Se têm problemas, chegam perto da pessoa que vos incomoda e, como adultos que são(?) expressam a vossa indignação. Assim ficamos todos mais felizes.

    5) Frases moralistas. As de autoria própria acabam, invariavelmente, em falhanço total. Quando se quer ser mais rebuscado, copia-se aquela citação do Martin Luther King, William Shakespear, Gandhi, Benjamin Franklin, and so on. Péssimo. São frases batidas e não me parece que ninguém vá ao Facebook para saber o que determinada mente genial pensa sobre a traição.

    6) Gritos de rebeldia. Se o que publicas no teu moral é que todos morrem de inveja de ti, que tens uma inteligência superior à média, que és bom/boa todos os dias, provavelmente és o oposto de tudo o que pensar ser. Não te sujeites ao ridículo de mentires com os dentes todos que tens na boca - se vais para o mural gabar a tua dentição, provavelmente tens dois dentinhos para amostra.

    7) Indirectas, no geral. É baixo. Muito baixo. Será, talvez, o maior atestado de infantilidade que alguém pode passar a si. Existem problemas, resolvem-se pessoalmente sem levar isso a conhecimento cibernético de forma escandalosa. Não tenho de abrir o Facebook e assistir a peixaradas do outro mundo.

    8) Publicações a lamentar a evolução drástica do Facebook que mais se assemelha ao antigo Hi5. Gente, se aquilo está mau, façam com que fique "bom"! Sei lá, divulguem notícias, vídeos, músicas, 9gaguices, etc. ... Mas lamentar leite derramado não nos leva a lado nenhum.

    
      Muita paz nessa alma, gente, muita paz. E parvoíce suficiente para divertir o pessoal nas redes sociais.

9 comentários:

  1. Também podes resolver grande parte do teu problema fazendo que eu já fiz. Fazer Unsubscribe de toda a gente...lol

    ResponderEliminar
  2. O problema está aí. Tinha 800 e tal "amigos". Há tempos fiz uma limpeza a sério e fiquei com 200. E mesmo assim, há imensa gente a fazer o que referi. Haverá nova limpeza, parece-me.

    ResponderEliminar
  3. Também removi imensa gente dessa, o que me incomoda mais são as imagens com mensagens usadas por milhoes de pessoas, irrita-me ver frases que eu apreciava serem totalmente banalizadas. mas vou ser forte e vou continuar a batalhar contra estes clichés do facebook.

    ResponderEliminar
  4. Precisamente, Cláudio! Há uma banalização de uma série de sentimentos e mensagens que ainda é mais irritante do que propriamente as publicações em si. Eu já pouco vou ao Fb. Vou lá mais pq o pessoal da minha turma na fac criou uma página e aquilo é super útil. Ajudamo-nos e tal, tiramos dúvidas, passamos apontamentos. Um sonho, portanto. De resto, Facebook, nada! O mínimo. Cada vez mais assisto a baixarias em plenos murais e é uma vergonha. Prefiro nem ler.

    ResponderEliminar
  5. Não não, espera, não percebeste. Eu não disse para desamigares. Eu disse é para "des"subscreveres.

    ResponderEliminar
  6. AAAHHHH, SIM! Óptima opção! Mas como é que eu não me lembrei disso? Vou tratar já do assunto! Merci

    ResponderEliminar
  7. Também fiz uma limpeza recentemente no Fb. Parece-me que,brevemente, vou voltar a fazer outra. Qualquer dia, tenho só uma dúzia de amigos no facebook. ha ha ha ;)
    Mas isso não me faz diferença, já que não sou daquelas pessoas que adiciona toda a gente só para dizer "ai...eu tenho 5 mil amigos no fb...sou muito concorrida"
    As pessoas habituaram-se a mandar indirectas pelas redes sociais, em vez de simplesmente ignorarem ou tentarem resolver o assunto pessoalmente. E parece-me que esta tendência tende a aumentar =0

    ResponderEliminar
  8. Antes de mais, muitos parabens pelo blog! Para quem não conhece e quer fugir um pouco do facebook, o NeoBux é um serviço gratuito disponível a nível mundial em vários idiomas.O nosso serviço consiste em permitir aos anunciantes alcançar milhares de potenciais clientes ao expor o seu anúncio no nosso site e também permite aos utilizadores ganharem dinheiro ao ver esses mesmos anúncios.Os nossos utilizadores clicam no anúncio do anunciante e vêem o mesmo durante o tempo especificado pelo anunciante.
    Após a visualização do anúncio, é creditado ao utilizador um valor pré-determinado de dinheiro na sua conta.Não tem de nos pagar seja o que for para começar a ganhar. Portanto, registe-se agora e comece a ganhar dinheiro gratuitamente! Faça o seu registo aqui:

    http://www.neobux.com/r=bonsganhosnane

    ResponderEliminar